• Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARCEIROS

Design by Mescla Design

Surf

Como vocês já devem saber, Bali é o paraíso do surf. Não é a toa que o nome do site é mariaparaffina. Sou casada com um surfista fissurado pelas ondas desse lugar. Abaixo irei dar algumas dicas de onde é possível surfar e ate é mesmo aprender a surfar. No #dicamariaparaffina é mais voltado para as namoradas, parceiras, esposas, desses surfistas que enquanto surfam ficamos pasmando na área sem saber muito o que fazer. Eu já passei por isso, principalmente aqui em Bali. E olha que maravilha! Eu vou te passar tudo “mastigadinho” o que é bacana você fazer durante o surf dele - dá pra aproveitar muito bem.

Ah! Primeiro. Tenha em mãos um bom livro, boa música e aplicativos de meditação.

Use o tempo a seu favor. (Exemplo de app para meditação: Sattva)

ULUWATU

É dividido por várias ondas. Cada uma com uma característica diferente mas todas para a esquerda. Quando você chegar e olhar para Uluwatu você vai entender do que estou falando.

Serve para surfistas de surf intermediário a avançado - vou classificar assim que fica mais fácil.

Caso você seja principiante vá acompanhado(a) de alguém. Evite ir na maré seca, prefira de média a cheia, por causa dos corais. Caso queira se proteger, compre uma botinha para proteger os pés - em qualquer outlet de Bali ou loja de surf. Prepare-se. Tem muita muita gente na água. Por isso caso você seja um surfista fissurado, fique atento(a). Respeite a sua vez e, principalmente, os locais. Caso não tenha conseguido pegar uma onda, releve. Você está no paraíso e Bali te presenteará com altas ondas na hora certa.

#dicamariaparaffina
A namorada pode ficar tranquila na praia.  A praia é linda. Particularmente prefiro na hora da maré seca.

Já que formam piscininhas de água cristalina. Vez ou outra dá pra ver os peixes. Leve óculos, ou snorkelling, pé de pato, e fique nadando por entre os corais. Leve água. Normalmente a única coisa que se vende lá embaixo é sorvete e às vezes as moças que vendem pulseiras e sarongs (normalmente elas estão trabalhando lá embaixo fazendo as peças, então não vão ficar indo muito atrás para vender, como lá em cima). Aproveite a praia e leve sempre o seu lixo.

PADANG PADANG

IMPOSSIBLES

Onda que quebra para a esquerda. Impossibles eu diria que é uma onda mais para principiantes, mas os mais avançados se dão muito bem nessa onda também, dependendo do dia. Meu marido, surfista como você deve imaginar, acha que é uma fechadeira, mas nunca surfa por lá. 

BABY PADANG

Ondas mais para principiantes. É uma direitinha ou “reto-side” (pra frente mesmo hahaha).

Fique atento(a) pois há muita gente aprendendo. Se quiser aprender vá com um instrutor indonésio ou algum amigo. Mas evite ir sozinho(a), caso não esteja tão seguro.  É ótimo pra aprender e foi onde eu aprendi. Mas lembre-se de colocar a santa botinha que protege do afiado coral. Em dias que estão sem ondas muita gente anda de SUP (stan up paddle) e realmente, é delicioso, principalmente no por do sol. Há muitos locais disponibilizando a prancha para aluguel na praia.]

PADANG
Quando está grande, funciona mais para o lado esquerdo, que é lá que a onda se chama PADANG.

Diria que com certeza absoluta é só para surfistas bem avançados, pois é uma onda bem tubular.

E lá só quebra com swell grande de sudoeste. É possível você alugar pranchas por lá e, dependendo do dia, há algum instrutor indonésio por lá que pode te ensinar a surfar. .

#dicamariaparaffina
É a praia mais turística da região do Bukit na minha opinião. Mas nem por isso torna a praia intransitável .

É gostoso ficar lá já que, independente da maré, o mar fica bom para mergulhar, já que as ondas quebram lá atrás. Sabe? Quando fica aquele balanço meio chato? Lá não tem muito isso. E por isso sempre está cheia de turista.

#dicamariaparaffina
Você pode ficar esperando tranquila na praia, já que tem vários warungs por lá e a praia é linda. Procure por alguma massagista. Eu adoro ficar no no Kelly’s Warung. Dá pra tomar uma ducha de água doce lá dentro, no andar de cima. Comer coisas saudáveis e muito gostosas. E dar um ótimo mergulho. Prefiro ir quando está mais na maré seca.

BINGIN

Essa onda na maré cheia serve para os iniciantes. Onda que quebra na esquerda. Na maré seca para os surfistas com um nível mais avançado, já que a maré fica muito rasa na maré seca e é bem tubular. É possível você alugar pranchas por lá e, dependendo do dia há algum instrutor indonésio que pode te ensinar a surfar.

BALANGAN

Onda que quebra na esquerda. É uma onda mais cheia e permite vários níveis de surf. Uma dica para surfistas de qualquer nível- Cuidado quando o mar estiver maior, pois a onda fecha no final em uma bancada bem rasa.

#dicamariaparaffina
Todas as praias são lindas e boas de ficar. Balangan também tem vários warungs. E na maré seca dá pra acessar uma outra prainha pelas pedras. Aproveite para dar bons mergulhos e se jogar na água sagrada de Bali.

KERAMAS

É uma onda que quebra para a direita. Para surfistas de nível intermediário a avançado. Funciona melhor com swell de Sul e nas marés média a enchendo.

#dicamariaparaffina
Esse lugar é bem legal. Tem um hotel que se chama Komune. E você pode desfrutar da piscina, fazer alguma refeição, com a vista para a onda. A praia é de areia preta, vinda das rochas vulcânicas. Tem vários puffs, e camas pra você relaxar. Leve um livro e ouça o som do hotel que é bem legal. Para se hospedar lá veja mais informações aqui no site em “Hospedagens”.

SERANGAN

É uma onda que quebra pra direita e pra esquerda com umas três bancadas definidas. Uma onda para todos os níveis de surf. Para quem é iniciante, pode alugar prancha e dependendo do dia há instrutores indonésios. Eu quando ia surfar adorava ir para lá, mas sempre ia bom minha botinha. É legal ter uma ate você se acostumar. Chega uma hora que você começa a andar mais facilmente no coral. Assusta um pouco de início, mas depois passa. O surf funciona melhor geralmente na maré cheia. Há alguns warungs e eu já fiz massagem com as locais e gostei.

#dicamariaparaffina
Acho que já falei tudo acima. Mas uma coisa preciso dizer. Não fique chateada com os locais que querem vender seus produtos. Eles são loucos pra vender e às vezes passam dos limites. Mas bora lembrar que está em Bali, no paraíso, e simplesmente saber dizer não com calma e paciência.

CANGGU

É uma onda com mais de uma bancada, isso quer dizer, quebram ondas de direita e esquerda. Lembra mais um beach break, com fundo de areia, de qualidade aqui em Bali. Pra qualquer nível de surf. Os iniciantes podem alugar prancha por lá e tem instrutores. O melhor surf é pela manhã.

#dicamariaparaffina
É uma delícia ficar ali. Quando eu vou, fico no Old Man’s. Tem comida boa, água de coco, ducha de água doce, vestiário. Deixa as coisas lá, passa o dia na praia e volta. E também dá pra aprender a surfar. Que tal? Uma oportunidade. 

É uma praia mais afastada. Em média umas duas horas do centro de Kuta. É uma praia de areias escuras e pedras redondas. Devido a essas pedras redondas é uma onda mais lenta. Mais “soft”. Mas, em alguns dias também pode mostrar uma força. Uma onda para todos os níveis de surf.

Atenção: Sugiro a você a ir em épocas ​SEM chuva. Já tiveram casos de ataques de tubarão. 

Mas o meu marido surfa lá e diz que é legal pra caramba. Tem vários hotéis bem legais para se hospedar, em frente a onda. Ninguém comenta sobre ataques, pois só ocorreram raras vezes, sem mortes, e em época de chuva, mas é necessário alertar. 

BALIAN

MEDEWI

É uma onda que quebra pra esquerda, é mais longa. Fica de 20 a 30 min de Balian. É uma esquerda longa em um fundo de pedras redondas. Tem alguns lugares para se hospedar por lá também.

KUTA REEF

Uma onda que fica na praia de Kuta, Kuta significa “cidade”. É no centro de Bali. É uma onda com fundo de coral e que o acesso mais fácil é de barco, mas você consegue avistar a onda da areia.

É uma esquerda que em seus dias clássicos dão bons tubos. Para qualquer nível de surf, dependendo do tamanho do mar.

#dicamariaparaffina
Tem vários hotéis em volta. Tem bons restaurantes, lojas, coisas mais caras, mais baratas, tudo junto. Dá pra ele ir surfar e você dar uma volta também. 

Passando Kuta Reef você pode continuar na mesma embarcação e checar os próximos picos que são: Airport Left e Airport Right. São ondas famosas por serem em frente ao aeroporto. Você consegue vê-las na sua chegada e na sua partida de Bali. São ondas para nível de surfe intermediário a avançado. Dias grandes Airport Right proporciona dias épicos.

AIRPORTLEFT/RIGHT

#dicamariaparaffina
Mantenho a mesma dica que dei acima, em Kuta Reef, já que é a mesma área.

É uma área mais afastada. Fica após Padang Bay. É uma direita, fundo de pedras redondas, que em dias bons podem proporcionar pistas de manobras por serem muito longas. Geralmente funciona com ondulação de sul.

JASRI

#dicamariaparaffina
A área de Jasri é famosa pelos mergulhos. Aproveite a oportunidade para fazer mergulho nas proximidades com instrutores.

É mais uma praia turística com uma onda mais “soft” para os surfistas de todos os níveis. É uma esquerda, mas às vezes apresenta algumas direitas.

PANDAWA

#dicamariaparaffina
Dá pra passar o dia. É famosa a praia pelas estátuas no caminho, dá pra tirar altas fotos pra guardar de recordação. Dá pra tomar uma ducha de água doce, comer, beber. Mas são mais warungs de comida local mesmo. Para desfrutar de uma das cadeiras com guarda sol, é necessário consumir no Warung mais próximo, a que pertence a cadeira e o guarda sol. Caso contrário, terá que pagar pela diária da cadeira e guarda sol.