• Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

PARCEIROS

Design by Mescla Design

RELIGIÃO
A religião que predomina em Bali é o hinduísmo com alguns diferenciais do hinduísmo da Índia. Embora tenha começado na Índia, o hinduísmo de Bali, que se chama Agama Hindu Dharma, é composto de uma mistura única: Hindu, Budismo, cultura de Java antiga (ilha da Indonésia) e antigas crenças indígenas. Os balineses expressam seu amor e devoção aos deuses através das artes, madeiras lindamente esculpidas, dança, música e claro, a hospitalidade, por se sentirem gratos pelos turistas. Eles fazem oferendas várias vezes ao dia. E ficam por todos os lados, no chão, nos pequenos templos que eles constroem. Evite pisar. Caso aconteça eles não ficarão bravos, mas é legal evitar certo?! Há muitas pelo caminho e pode acontecer, sem querer.

Dia do Nyepi – Dia do Silêncio (6 da manhã até às 6 horas da manhã seguinte)
*Cada ano cai em uma data diferente do mês de março, averiguar antes de programar sua viagem
Nyepi é um dia reservado para a auto-reflexão e, como tal, qualquer coisa que possa interferir com essa finalidade é restrita.
As luzes ficam apagadas, ninguém sair de casa, ninguém trabalha, o aeroporto não funciona. Não pode ouvir música e alguns fazem jejum e não falam durante todo o período do Nyepi. As ruas e as estradas geralmente movimentadas de Bali ficam vazias, em silêncio. 
As únicas pessoas a serem vistas ao ar livre são o Pecalang, homens de segurança tradicionais e autorizados a patrulharem as ruas para garantir que as proibições sejam seguidas. Caso contrário é levado a uma delegacia até o término do Nyepi.  Embora Nyepi seja principalmente um feriado hindu, residentes não-hindus e turistas não estão isentos das restrições e normas. Embora eles sejam livres para fazer o que desejam dentro de seus hotéis. As únicas exceções concedidas são para veículos de emergência que respondem a condições que ameaçam a vida e as mulheres prestes a dar à luz.
Durante a noite, devido às luzes apagadas,  o céu vira um espetáculo de estrelas por todos os lados. É um momento mágico, especial mesmo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


                                   

 

                                     

                                     foto: Luiza Campos
 

 

No dia seguinte a Nyepi, conhecido como Ngembak Geni, a atividade social retoma rapidamente, à medida que as famílias e os amigos se reúnem para pedir perdão um ao outro e realizar certos rituais religiosos juntos.

SOL E PELE

Os balineses evitam o sol ao máximo. Usam casacos, calças, luvas e meias para andar de moto. Isso tudo para se proteger do nosso amado Sol. Repare se for a alguma farmácia, há cremes e produtos para branquear a pele. Preste atenção para não comprar por engano (Putih é branco, se tiver alguma mensagem escrito Putih, será para branquear a pele).

VULCÕES

 A Indonésia é cheia de vulcões. O maior deles é o Mount Agung e sua última erupção foi em 1963. Ele continua ativo. Bali é geralmente conhecida por suas incríveis praias, mas é também o lar de impressionantes praias vulcânicas de areia preta. Cortesia dos vulcões ativos de Bali.

É normal você ver avisos com placas para onde fugir caso haja Tsunami. A região do Bukit é protegida já que a praia fica abaixo de um grande cliff. 

CAFÉ MAIS CARO DO MUNDO

O Kopi Luwak, é feito aqui. Se quiser experimentar, em qualquer lugar do mundo, você paga em torno de 50 dólares por uma dose. Já aqui vende no supermercado, por um preço muito menor. Você já pode ter ouvido falar de um café que é feito das fezes de um bichinho, certo?
Eu ouvi assim também e pensei que jamais fosse experimentar. Kopi significa café, Luwak é o nome do bichinho em indonésio. O “luwak” seleciona os grãos antes de ingeri-los, mas apenas a polpa é digerida, e a semente passa intacta pelo sistema digestivo do animal. Durante a digestão, as bactérias e enzimas únicas do animal tornam-se os responsáveis pela diferença de qualidade do café industrializado. A produção limitada dos grãos (menos de 230 kg por ano) é o motivo de sua raridade e consequentemente seu alto preço.

Curiosidades